domingo, 26 de agosto de 2012

Dinâmica Familiar


         Os casais herdam de suas famílias de origem formas de se relacionar e de estar em família.Por exemplo: formas de educar filhos, de reagir e de se relacionar com o cônjuge, formas de comunicação e até formas de reações emocionais. Esses padrões podem ser saudáveis ou nocivos para o funcionamento da família.

         Outro aspecto incluído no relacionamento familiar são as regras de convivência, estas regras devem ser estabelecidas desde cedo, e inclui o respeito aos pais, a privacidade, o saber ouvir, formas de falar e discutir os problemas e de resolver os conflitos. Não se pode esquecer que estas lições são valiosas e acompanharão os filhos durante toda a vida, pois a família é um modelo vivo de convivência, comunicação e respeito com o próximo.

           Cada etapa da formação familiar é um período específico que requer cuidados especiais: nascimento do filho, entrada no filho na escola e adolescência, saída dos filhos de casa, etapa da terceira idade e morte.

           Já que a família é como um organismo vivo, temos que cuidar para que ela seja sempre saudável, mas ela também pode adoecer. Alguns sintomas podem surgir em um ou mais membros da família e são: depressão,  transtornos de ajustamentos, retração social, queda no desempenho escolar,  conflitos de gerações e desentendimentos conjugais dentre outros, busca por drogas, abuso do álcool.

          Uma família está saudável quando faz um planejamento familiar; se adapta aos ciclos familiares; cultiva o respeito da autonomia e da liberdade dos componentes; existe autoridade e regras; comunicação direta, clara e sincera e disponibilidade para mudanças.

          Para uma educação adequada dos filhos os pais devem pensar juntos em um plano de educação para os filhos e ter um planejamento de comum acordo, onde pai e mãe (ou se os filhos moram com outras pessoas que não os pais) possam "falar a mesma linguagem", ou seja, as regras devem ser respeitadas. Para isto, os pais devem:

· Evitar discutir a educação dos filhos na frente deles,

· Construir um sistema de educação preventiva com diálogo aberto e justo desde a infância.

· Produzir tempo de qualidade para estar com os filhos

· Tomar cuidado com a palavra ‘sim’ e exercitar o NÃO.

· Mostrar afetos positivos aos filhos. Filhos precisam ser amados em prática;

          Ao perceber a dificuldade em se comunicar, ou ao sentir-se angustiado ou com dificuldade em cuidar dos filhos procure ajuda de um profissional. Ele o ajudará a cuidar de sua família, identificando os problemas e buscando em conjunto a melhor solução para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.