domingo, 26 de agosto de 2012

Os Relacionamentos Conjugais e seus Desafios

     Durante a prática diária em consultório, venho percebendo nos últimos anos um aumento crescente de queixas nos relacionamentos conjugais e familiares, decorrentes da falta de comunicações e compreensão em entre eles.

    Costumo dizer que todo fascínio e toda dificuldade das relações conjugais, reside no fato de o casal encerrar, ao mesmo tempo, na sua dinâmica, duas individualidades e uma conjugalidade, ou seja, do casal conter dois sujeitos, dois desejos, duas inserções no mundo, duas percepções de mundo, duas histórias de vida, dois projetos de vida, duas identidades individuais que, na relação amorosa, convivem com uma conjugalidade, um desejo conjunto, uma história de vida conjugal, um projeto de vida de casal, uma identidade conjugal. Como ser dois sendo um? Como ser um sendo dois? Na lógica do casamento contemporâneo, um e um são três, cada casal cria seu modelo único de ser casal, que define a existência conjugal e determina seus limites.

      A comunicação nos relacionamentos conjugais é uma ferramenta indispensável para a construção do bem-estar psíquico do indivíduo. Esta peça é condição sine qua non para o fortalecimento das necessidades, troca de idéias, ideais, opiniões e ponto de vista; ao mesmo tempo é algo complexo e exige um exercício de paciência, auto controle e, acima de tudo, uma vontade extrema de construir a relação saudável e de completude.

    Para a compreensão do outro, o homem precisa ser entendido e entender os demais. Nos relacionamentos, a comunicação não é transparente, pois cada cônjuge interpreta as situações quotidianas, de acordo com as suas experiências pessoais, preconceitos, estereótipos, crenças, aspirações e sentimentos.

     Quer a gente perceba ou não, os relacionamentos conjugais tem um peso essencial no nível de felicidade de qualquer ser humano. Não importa em qual estágio você esteja em seu relacionamento, o fato é que a convivência a dois não é sempre um mar de rosas, por mais amor que se tenha. São pessoas únicas, com características próprias, qualidades, defeitos e desejos únicos. É sabido que não existe uma poção mágica para o sucesso de um relacionamento por mais que no fundo queiramos acreditar na existência dos contos de fadas, mas a realidade é que sabemos que eles não existem. Mas qual o grande segredo de um relacionamento forte, duradouro e acima de tudo feliz? O segredo está nos pequenos detalhes! Abaixo, nosso guia de 11 Passos para um relacionamento mais feliz.

1. Comunicação

Comunicação é a chave de ouro para todo e qualquer relacionamento, sejam vocês casados, namorados, vivam juntos ou separados. Mas este é um ponto delicado. Homens e mulheres tem necessidades diferentes e consequentemente comunicam-se de maneiras diferentes. O ponto crucial é saber respeitar essas necessidades e diferenças. Não adianta simplesmente você expressar como se sente. É preciso saber conversar, como é preciso saber ouvir.

2. Invista no relacionamento

Se os dois param de investir no relacionamento e esperam que as coisas resolvam-se por si só, inevitavelmente a relação irá deteriorar-se. Relacionamentos são como plantas que precisam ser regadas com frequência, ter as folhas podadas e as ervas daninhas retiradas, senão não sobrevivem. Não é porque vocês estão juntos agora que irão estar para sempre. E mesmo que fiquem juntos, é um relacionamento acomodado que você quer viver? Cuide não só da sua aparência, mas também da sua mente, e incentive seu parceiro a fazer o mesmo. Reserve um tempo só para os dois e não deixe a rotina engolir o romantismo. Homens podem não demonstrar, mas quem é que não gosta de um carinho e um mimo.

3. Resolva as diferenças

Mais uma vez a comunicação entra em jogo. Para que o casal possa lidar com todos os outros problemas que a vida eventualmente apresenta, é necessário que conversem com frequência para estarem na mesma sintonia. Não é preciso gostar das mesmas coisas, mas é preciso aprender a respeitar o desejo do outro e envolver-se em seus sonhos.

4. Diga sempre a verdade

Parece bobagem dizer isso, mas é real. Muita gente acostuma-se a mentir por coisas absolutamente pequenas e sem importância, que no fundo nem elas mesmas sabem o motivo de estarem escondendo isso ou aquilo. Seja sempre sincera e verdadeira. Confiança é algo que só se perde uma vez.

5. Amor acima de tudo

Ame sempre, ame muito, e acima de tudo demonstre esse amor. Trate seus filhos e companheiro com carinho, não importa o quão brava você esteja com eles.

6. Tenha senso de humor

Não leve tudo tão a sério, não multiplique seus problemas, não faça tempestade em copo d'água. Ria de si mesma, releve, respire fundo e procure ver o lado positivo das situações. Na maioria das vezes, você vai sempre encontrar um lado positivo

7. Respeito

Respeito é mais do que o ingrediente principal para o sucesso de uma relação, é simplesmente essencial. Por mais que vocês se dêem bem, por mais que tenham interesses em comum, não existem duas pessoas absolutamente iguais no mundo. Respeito é feito bumerangue, sempre volta para você.

8. Seja tolerante e paciente

Mulheres tem a tendência de querer resolver tudo ao mesmo tempo, enquanto homens preferem fazer uma coisa de cada vez. Seja paciente e aceite que nem sempre os outros fazem as coisas ou resolvem os problemas da mesma maneira que a você.

9. Não esqueça do beijo de boa noite

Vocês podem ter tido uma briga imensa, ficado sem conversar durante o dia, mas se vocês vivem juntos, não vá dormir sem dar um beijo de boa noite. Aceite e respeite caso o outro não queira conversar, mas procure não levar a briga para o dia seguinte.

10. Sexo

O sexo é uma parte vital de qualquer relacionamento íntimo satisfatório, sem dúvida, outra importante dimensão da vida conjugal.

11. Esqueça do orgulho ferido

De que adianta bancar a orgulhosa? Não é preferível viver em paz e feliz? Lembre-se que relacionamentos não são vias de mão única e devem ser vividos baseados numa relação ganha-ganha, onde os dois lados estejam felizes e satisfeitos. É preciso saber escolher as batalhas que valem a pena. . Como já dissemos anteriormente, não existe mágica, mas sim um trabalho árduo, mútuo e constante. Acima de tudo, o que eu sempre aconselho é o sorriso, porque ele aquece os corações e torna o caminhar mais leve!

         Para um Casamento saudável, temos que refazer nosso contrato nupcial todo dia, ter por nosso companheiro, amizade, respeito, companheirismo, parceria e além de tudo isso admiração ... não vamos perder a essência dos relacionamentos... tudo vale a pena quando queremos genuinamente algo. O casamento é como um investimento a longo prazo, com altas e baixas pelo caminho, mas é digno de honra se comprometer com uma pessoa para toda a vida, crescer juntos e interdependentes, construir o relacionamento com amor e dependência, envelhecer e enfrentar o inverno da vida juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.